Quinta-feira, 6 de Novembro de 2008

Newest! #5

Eu sei, eu sei... "O Newest! #5 não devia ter sido segunda-feira?" Têm razão, caros leitores... Mas, infelizmente, apercebi-me que não tenho disponibilidade para trazer o Newest! ao The Blogfather duas vezes por semana. Assim sendo, e para não deixar ninguém insatisfeito, decidi que vou continuar a revelar a habitual meia dúzia de bandas/músicos semanal, mas num único post que será lançado sempre a meio da semana.

 

E sem mais demoras, viajamos até Glen Rock, New Jersey, terra dos sheakespearianos Titus Andronicus. A banda liderada pelo energético Andrew Cedermark é dona de uma mistura entre o punk, alto e pesado, o low fi e as guitarras distorcidas do shoegaze. O primeiro álbum, The Airing of Grievances (título tirado do episódio de Seinfeld, The Strike) lançado na última primavera, fez sucesso na imprensa especializada, e é de lá que sai a música Titus Andronicus, que me tem posto a mexer nestes últimos tempos. Não tendo lançado nenhum videoclip, este video gravado ao vivo é o melhor que consegui encontrar, apesar de alguns "desvios" vocais de Cedermark - para uma versão "mais limpa" há sempre o download gratuito.

 

Download

www.myspace.com/titusandronicus

 

 

Atravessando os States até à margem Oeste, encontramos em San Diego, os Grande Ole Party. Este trio, com Kristin Gundred no microfone, lançou o ano passado o álbum de estreia Humanimals, e depois de terem arrecadado o troféu de melhor banda alternativa pela San Diego Music Awards, têm sido apontados como uma banda para ter debaixo de olho. O vídeo de Look Out Young Son que apresento foi filmado com cameras portateis com 140 anos, dando-lhe este aspecto vintage.

 

Download

www.myspace.com/grandoleparty

 

 

Que Natalie Portman deixou Devendra Banhart já todos sabemos... Mas que tem feito Banhart desde que voltou para a caverna? Aparentemente, juntou-se com Greg Rogove dos Priestbird para umas fotografias de família e arrastou o baterista brasileiro dos The Strokes, Fabrizio Moretti para criar os Megapuss. Falos à parte, esta super-grupo é mesmo bom, e o álbum de estreia Surfing está aí. Acabadinho de sair do forno (foi lançado ontem!) está aí o primeiro vídeo da música Adam & Steve.

 

www.myspace.com/megapuss

 

 

A meio da semana foi anúnciado pela Música no Coração, o novo festival da capital portuguesa Super Bock em Stock, segundo eles um South by Southwest-wannabe. Um dos nomes que se destaca na lista de artistas nacionais e internacionais é o de Santogold. A cantora americana, apresentou-se ao mundo com L.E.S. Artistes e voltou a apresentar-se aos mais desatentos a quem Santi White tinha escapado pela primeira vez, em My Drive Thru, colaboração com o vocalista dos The Strokes, Julian Casablancas, e o N.E.R.D., Pharrel numa celebração do centenário da marca Converse. Comparada com M.I.A., ela navega por estílos distintos, desde o indie pop/rock à dub, passando pela new wave. Lights Out é o single mais recente, lançado este Verão.

 

www.myspace.com/santogold

 

 

The Week That Was vem do imaginário de Peter Brewis dos Field's Music e é inspirado pelas narrativa de Paul Auster. Liderando mais oito elementos, Brewis lança-se em 32 minutos de uma épica pop noir no álbum homónimo, considerado pela crítica e ouvintes (infelizmente, não me encontro nesse felizardo grupo) como dos álbuns do ano. Enquanto espero e desespero pelo álbum, oiço o single Learn to Learn, convidando os leitores a fazer o mesmo.

 

www.myspace.com/theweekthatwas

 

 

O Newest! desta semana acaba com os suecos Fredrik, uma banda que promete seguir o sucesso que outros compatriotas como The Knife, The Hives, The Sounds ou Mando Diao atingiram no resto da Europa e nos Estados Únidos. Aliás, a banda encontra-se neste momento em digressão pelas terras do Uncle Sam a promover o seu primeiro álbum, Na Na Ni. Para finalizar fica então a folk melódica dos Fredrik, com Black Fur.

 

Download

www.myspace.com/fredriktheband


publicado por Martim às 17:05
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Ricardo Pinheiro a 6 de Novembro de 2008 às 18:51
Finalmente mencionaram os "The Week That Was" XD
Sem duvida um dos meus preferidos deste ano(ao lado do "Red, Yelow & Blue" dos Born Ruffians").

"Learn To Learn" é um excelente single, mas "Scratch the Surface" é tambem excelente, na verdade todas as musicas do álbum davam bons singles (principalmente a musica "The Airport Line").
Martim, ao começar ler deu-me a entender que tinhas já ouvido o álbum, mas a ultima frase deu-me a entender o contrario, de qualquer das maneiras tenta meter as mãos no mesmo o mais depressa possível.

E obrigado pela dica dos Fredrik, não os conhecia mas a ouvir a maravilhosa melodia que é a "Black Fur", só quero conhecer mais. O mesmo para os Titus Andronicus.

Abraços


De Martim a 6 de Novembro de 2008 às 20:48
Mas aonde arranjar... de graça? É que já percorri meia internet à procura e niente. :\


De Ricardo Pinheiro a 6 de Novembro de 2008 às 21:22
Tens PM no last.fm


De di0g0 a 7 de Novembro de 2008 às 11:16
Excelente espaço para eu me vir actualizar no que anda por aí de novo. Gosto bastante deste novo projecto do Devendra...Continua a editar estas Newest's que tens aqui um leitor/ouvinte. abc


Comentar post

Quem manda aqui

Fresquinho fresquinho

Relações

Para ver em Abril

Preferências

Boas Festas

Música em 2009

2009 no Last.fm

Uma luz

Lista de prendas

The Past is a Grotesque A...

Novos vícios - 6

Sweet Dee has a difficult...

Boas notícias via Twitter

Cartões

Rádio

The Past is a Grotesque A...

Velharias

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Pesquisar

 

Links

O que vi...

tokyo monogatari

O que ouvi...

Feeds