Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007

Best of 2007



Começa aqui a série de listas dos melhores álbuns de 2007, que será elaborada por todo o staff deste blog. Aqui vai o meu top 20.



20º  Klaxons – Myths of the Near Future

Apesar de muito influenciado pelo hype de revistas como a NME, a verdade é que o álbum de estreia dos Klaxons é bastante sólido. Só foi pena o concerto muito pobre no SBSR em Julho.


19º  Ben Harper – Lifeline

Muitos devem olhar para este álbum com alguma desconfiança, devem pensar que é “mais do mesmo” do singer-songwriter californiano. Mas pelo contrário, Lifeline é bastante fresco e tem aquela vertente blues bastante vincada.


18º  Caribou – Andorra

Uma descoberta deste ano. Projecto de música electrónica de Daniel Snaith, é uma verdadeira lufada de ar fresco e eu já prometi a mim mesmo ouvir o resto do seu trabalho.


17º  Common – Finding Forever

Estranhamente, eu também gosto de (algum) hip-hop. E Lonnie Rashid Lynn, aka Common, consegue fazer muito bem a fusão entre o hip hop alternativo e a soul. Cada novo álbum é uma aposta segura.


16º  Mundo Cão – Mundo Cão

Nova banda portuguesa com elementos da mítica banda bracarense Mão Morta e com um conhecido actor como vocalista, os Mundo Cão estrearam-se com um excelente álbum homónimo, rock puro com as já habituais excelentes letras de Adolfo Luxúria Canibal.


15º  Battles – Mirrored

Os Battles são actualmente das melhores bandas da cena experimental. Tocam o chamado “Math Rock” (um pouco geek, eu sei...), e este álbum Mirrored foi aclamado pela crítica em geral como um dos melhores do ano.


14º  Au Revoir Simone – The Bird Of Music

Outra descoberta deste ano. Infelizmente perdi o concerto que este trio de indie pop nova iorquino deu no princípio deste mês no Santiago Alquimista, mas vou ouvindo este excelente The Bird of Music para compensar.


13º  Of Montreal – Hissing Fauna, Are You The Destroyer?

Álbum fortíssimo do conjunto norte americano. Além disso tem uma pérola chamada “The Past is a Grotesque Animal”, obra prima de quase 12 minutos, para mim uma das melhores músicas do ano. Excelente também o concerto no Sudoeste, um dos mais surreais que já vi.


12º  Pink Martini – Hey Eugene

Banda muito curiosa que alia a sua formação clássica a uma mistura entre jazz e músicas latinas cantadas em diversas línguas. Excelente álbum, bastante eclético.


11º  LCD Soundsystem – Sound Of Silver

O álbum aclamado por grande parte da crítica especializada como o melhor do ano. Excelente, sem dúvida, mas ainda assim inferior ao grande álbum homónimo de 2005.


10º  Jens Lekman – Night Falls Over Kortedala

Num ano prolífero em descobertas musicais, esta foi mais uma. Muito agradável por sinal. O cantor sueco brinda-nos com um som pop old fashioned, ao estilo de Sinatra e dos grandes de antigamente. Muito muito bom!


9º  Talib Kweli – Eardrum

Mais uma incursão pelo universo hip hop. Talib Kweli é hoje em dia um dos nomes maiores do hip hop underground e demonstrou estar em grande forma com este último Eardrum.


8º  Sondre Lerche – Phantom Punch

Como grande fã dos seus trabalhos anteriores, este era dos álbuns que eu mais esperava este ano. Em complemento, um concerto no Sudoeste também. Nem um nem outro me desiludiram. Aprovadíssimo!


7º  Amy Winehouse – Back To Black

A senhora do momento! Apesar das últimas aparições públicas não serem propriamente geniais, a verdade é que esta mulher é um portento! Uma voz como há poucas, grande personalidade, muito soul. Espero que não se perca...


6º  Interpol – Our Love To Admire

Inferior aos dois anteriores, mas ainda assim um álbum muito consistente. Concerto no SBSR muito aquém das expectativas.


5º  The National – Boxer

Grande, grande álbum! Do princípio ao fim, todas as músicas são muito boas. E começando com a obra prima que é “Fake Empire”, ficamos agarrados até ao final.


4º  Patrick Wolf – The Magic Position

Um dos maiores nomes no futuro da música. Inovador, provocador, excelente compositor e executante. Belo álbum, apesar de não superar Wind in the Wires. Além disso, protagonizou o melhor concerto do Sudoeste.


3º  David Fonseca – Dreams In Colour

O melhor álbum de David Fonseca a solo, de longe. Enough said.


2º  Radiohead – In Rainbows

O álbum que mais esperava em muito tempo. E apesar de não ser um Ok Computer (nem era suposto ser), é do caraças também. E o segundo CD, editado este mês com a versão física do álbum é do mesmo nível.


1º  Arcade Fire – Neon Bible

A melhor banda da actualidade tem o melhor registo do ano e deu o melhor concerto do ano, no SBSR. Triple threat!



Desilusões: Bloc Party, Björk, Clap Your Hands Say Yeah!, CocoRosie, Kaiser Chiefs e Smashing Pumpkins


Menções honrosas: Apesar de serem a minha banda favorita, nao coloquei Hvarf/Heim dos Sigur Rós no top porque é uma espécie de compilação. No entanto, tem novas versões muito boas e está impecável. Há ainda muito bons álbuns que não mencionei. 2007 foi quanto a mim um belo ano musical :)


publicado por André às 22:04
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De james a 23 de Dezembro de 2007 às 21:19
pq esta duvida entre the arcade fire e arcade fire
no last fm aparecem duas bandas
absurdo


De André a 26 de Dezembro de 2007 às 03:41
Por acaso também me irrita um bocado.
No Last.fm antigamente só existia "The Arcade Fire". Todas as minhas tags estavam como "Arcade Fire", mas aquilo submetia de maneira diferente. Desde que separaram os nomes, agora tenho duas bandas diferentes no meu perfil. É muito estúpido!


De Daniela a 25 de Dezembro de 2007 às 23:04
keru só deixar registada a minha desilusão n que toca ao novo albúm dos radiohead, ainda hj, após umas intensas audições, n m convence totalmente!
klaxons, perderam mt d meu interesse, em parte por causa do fraco concerto d sbsr.Talib Kweli, d poco k conheço ( e admito k tlvz por isso=p) n gosto! para finalizar, concordância com o 1o lugar, ainda k prefira o Funeral, este cd tb está kk coisa!=) plim!*


Comentar post

Quem manda aqui

Fresquinho fresquinho

Relações

Para ver em Abril

Preferências

Boas Festas

Música em 2009

2009 no Last.fm

Uma luz

Lista de prendas

The Past is a Grotesque A...

Novos vícios - 6

Sweet Dee has a difficult...

Boas notícias via Twitter

Cartões

Rádio

The Past is a Grotesque A...

Velharias

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Pesquisar

 

Links

O que vi...

tokyo monogatari

O que ouvi...

Feeds