Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008

They are Legend


Que grande responsabilidade escrever sobre este quarteto.
Senhoras e Senhores, The Doors. Este grupo foi formado em 1965, em Los Angeles, com o carismático génio Jim Morrison, Ray Manzarek, John Densmore e Robby Krieger. Ainda que o seu fim tenho sido aquando a morte de Morrison, em 1971, continuam a vender quase um milhão de discos anualmente. E não é de admirar.
A banda deixou-nos nove albúns de estúdio e doze albúns gravados ao vivo. E nove compilações foram feitas após o seu final.
Ainda hoje a morte de Morrison é um mistério, só se sabe que apareceu morto na banheira do seu quarto, quando passava uns dias em Paris, uns dizem que foi de overdose, outros de enfarte, mas não há certezas.
O que se sabe é que músicas como Light My Fire ou Riders on The Storm que todos nós conhecemos perfeitamente, passam ainda hoje nas rádios. E são ainda hoje de um vanguardismo inacreditável. Dizer que Jim Morrison era um génio, é dizer pouco.
Se eu tivesse uma máquina do tempo, a primeira coisa que faria era assistir a um concerto deles.
Resta-me agradecer aos The Doors o legado que nos deixaram, deliciar-me com as suas obras de arte, e entrar em depressão por saber que nunca vai haver nada tão bom como eles.
Deixo-vos ficar um vídeo de Light My Fire:





publicado por Ângela às 20:13
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De sonjita a 3 de Janeiro de 2008 às 22:06
Gosto dos Doors quem pela música quer pelo ícone em que se transformaram... não é a minha banda de eleição, aquela banda que eu procuro ouvir várias vezes mas reconheço que foi e sempre será uma grande banda. Existem algumas bandas/cantores daquela época que se tornaram verdadeiras lendas como Joy Division , Nirvana, Doors , Elvis , e que deixaram um místico no seu desaparecimento... isto para não falar de actores como Merlyn Monroe ou James Dean ... Acho que hoje em dia, as novas bandas, dificilmente atingirão esta potência.
Ah! Adorei a curta que me recomendaste.... lindo mas triste.... a solidão apura-nos muito o imaginário!!!


De Diana Mota a 4 de Janeiro de 2008 às 01:20
É muito bom saber que The Doors deixaram um legado que atravessou gerações... Não foram uma banda, são um mito e como bem dizes, vanguardista!
Resta-me acrescentar que há ainda mais uma suspeita de a morte do Jim ter sido encenada, pois o caixão nunca veio a ser aberto, na realidade. Rumores falam que, farto da fama e multidões, além de suspeitar que havia uma espécie de «conspiração» que rodeava a morte de Jimi hendrix e Janis Joplin onde o «J» do seu nome fariam dele a próxima vítima da CIA (lembremo-nos que naquela era da America=Perfection eles constituíam uma ameaça aos ideiais que os políticos queriam trasmitir, uma espécie de "Zecas Afonsos" a uma escala mundial...), procurou exílio num mosteiro provavelmente em Espanha, onde continuou a escrever a sua poesia e onde acabou por falecer, sim, mas passados cerca de sete anos (também, com a vidinha que ele levava, não era de admirar!). Consta-se que terá sido enterrado em solo desse mesmo mosteiro, no meio de tantos outros frades, onde a única coisa que marca o local é uma cruz sem a mínima inscrição, como todas as outras.
Também, de que outra forma haveria de conseguir a paz tão por ele desejada?!


De Ed aka the-iguana a 4 de Janeiro de 2008 às 14:58
xiiiiiiiii, grande clássico que nos deixaste aqui. :)
Já agora aproveito para deixar um desejo de bom ano atrasado. ;)
bjs.


Comentar post

Quem manda aqui


ver perfil

. 9 seguidores

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Fresquinho fresquinho

Relações

Para ver em Abril

Preferências

Boas Festas

Música em 2009

2009 no Last.fm

Uma luz

Lista de prendas

The Past is a Grotesque A...

Novos vícios - 6

Sweet Dee has a difficult...

Boas notícias via Twitter

Cartões

Rádio

The Past is a Grotesque A...

Pesquisar

 

Links

O que vi...

tokyo monogatari

O que ouvi...

Feeds